segunda-feira, 13 de maio de 2013

Base Lunar em 3D feita pela maior impressora 3D do mundo


Multi-dome_base_being_constructed

Andar sobre a lua continua a ser uma ambição para muitas pessoas, muitas vezes, elas querem explorar os recursos minerais, observar a Terra, monitorar as condições meteorológicas ou fazer observações astronômicas.  Mas Enrico Dini faz mais do que sonhar com a lua, ele pretende usar uma impressora 3D para a construção de bases lunares para a Agência Espacial Europeia. Será a maior impressora 3D do mundo.
O princípio de como a impressora 3D funciona é extremamente simples. É uma máquina que liberta camadas de areia, camadas muito finas, com 5mm de espessura, e liberta uma pasta em spray, que é uma espécie de água salgada, cimentando a areia apenas nas formas de uma parte do objeto.” Diz o engenheiro Enrico Dini.
Pretende-se construir uma base lunar completa, projetada pela Foster & Partners, protegida com um muro construído usando a tecnologia de Enrico Dini. A ideia consiste em usar areia lunar, para evitar o transporte de materiais de construção para a lua, o que seria difícil e caro.
Xavier de Kestelier, da Foster & Partners, diz: “Tem-se  uma casca dura e sólida, um elemento cilíndrico, trazido da Terra, e a partir do qual é possível ter um insuflável. No topo do insuflável, que é uma espécie de estrutura de apoio, teríamos pequenos robots deste tipo, que vão imprimir por todo o insuflável. O que daria origem à casca, à estrutura de proteção da radiação solar, da radiação gama e também do impacto de meteoritos”.
A pretensão é construir uma base na Lua, mas já sonham com uma outra no planeta Marte.
Abaixo você confere uma matéria em Português de Portugal da Euronews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário