sexta-feira, 3 de maio de 2013

Brasil ganhará complexo eólico e solar com centro de visitação



Aerogerador, Painel Fotovoltaico eTelhado EcológicoA Eletrosul irá construir junto ao Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, no extremo Sul do Rio Grande do Sul, um moderno centro de visitação que servirá de referência na adoção de tecnologias sustentáveis. Além de soluções de eficiência energética e conservação de energia aplicadas à arquitetura, a edificação agregará um sistema híbrido de geração de energia (eólico e solar) composto por painéis fotovoltaicos e um aerogerador de aproximadamente 10 metros de altura.
Instalado na parte mais alta do complexo eólico, o centro de visitação ocupará uma área total de 406 metros quadrados, incluindo um prédio central e três quiosques externos. O terraço funcionará como um mirante, permitindo visão panorâmica dos parques eólicos que mesclam a paisagem dos pampas com a modernidade dos aerogeradores (45 que já estão em operação e outros 39 em implantação, totalizando 168 megawatts de potência). O receptivo terá sala de exposição de fotos, vídeos e maquetes do primeiro complexo eólico da Eletrosul, além de auditório para palestras educativas e técnicas.
Com investimento previsto de R$ 800 mil, o projeto prevê, ainda, a implantação de reservatórios para água potável e captação da água de chuva, coletores solares para aquecimento da água e um telhado “verde”, conhecido como teto jardim, que ajudará no isolamento térmico. A estimativa é de que o espaço entre em funcionamento em 2014.
O país ganha mais uma opção de lazer e fonte de informação sobre empreendimentos sustentáveis, que estão a cada dia mais presentes e importantes em nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário