terça-feira, 28 de maio de 2013

Como seria a vista da Terra se nosso planeta tivesse anéis como Saturno


Às vezes, quando a Lua está especialmente gigante ou quando podemos ver Vênus ou Marte a partir da Terra, nós ficamos encantados. E com razão! É divertido ver surgirem no céu objetos que normalmente não estão lá.
Então você consegue imaginar se um dia a Terra desenvolvesse anéis como os de Saturno? Seria insano.
Ron Miller, incrível artista de imagens sobre ciência e espaço, colocou isto em imagens. O mais legal é que diferentes áreas do mundo veriam os anéis da Terra de forma diferente: um raio de luz dividindo o céu no equador; uma curva que parece iluminar a Lua na Guatamela; um arco-íris permanente na costa leste dos EUA; e assim por diante.
Ele explica no io9 que, na verdade, a Terra já teve um anel, mas durante a formação da nossa Lua:
Quando o planeta Thea colidiu com a Terra, uma quantidade titânica de material foi dispersada no espaço. Ele entrou em órbita ao redor da Terra, formando um anel até que tudo eventualmente se fundiu em nosso satélite atual.
Mas e se fosse hoje em dia? Provavelmente os anéis seriam diferentes, já que sua forma depende da força gravitacional de cada planeta. Mas eu quero viver neste planeta de mentirinha agora mesmo. A Terra ficou normal demais. [Black Cat Studios via io9 via PetaPixel]

Na Polinésia, a Terra iria lançar uma sombra nos anéis, criando um anel deformado:

earth rings (3)

Perto do equador, os anéis seriam um feixe de luz dividindo o céu:

earth rings (1)

Provavelmente a vista mais bonita do anel seria na Guatemala:

earth rings (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário