terça-feira, 21 de maio de 2013

Embalagens biodegradáveis feitas de fungos crescem sozinhas

Ecovative


No que depender da Ecovative Design, os problemas associados à difícil decomposição dos materiais usados na maioria das embalagens têm os dias contados. A empresa criou as primeiras caixas que crescem sozinhas, recorrendo a produtos 100% naturais.
As embalagens EcoCradl desenvolvem-se a partir da junção de resíduos agrícolas e cogumelos. O resultado é a Mycobond, uma espuma tão natural que não há qualquer problema se for ingerida – apesar de o produto não possuir valor nutricional ou um sabor muito agradável, segundo a empresa.
O processo de fabricação requer uma quantidade de energia oito vezes inferior à das embalagens de espuma convencionais. As quantidades de CO2 emitido também são 10 vezes inferiores. Além de depender apenas de fontes renováveis, a embalagem pode, depois de usada, servir de adubo orgânico para o jardim.
Os impulsionadores da ideia são Gavin McIntyre e Eben Bayer, alunos do Instituto Politécnico Rensselaer, que fundaram a empresa em Nova Iorque. A sua abordagem baseia-se no cogumelo mycelium – para alimentar as fibras desta espécie de fungo, recorrem a sementes de algodão e fibras de madeira.
O crescimento ocorre à temperatura ambiente, num local escuro, numa estrutura de plástico que determina o formato da embalagem. Não há portanto gasto de energia na moldagem do produto, porque ele já nasce com a forma pretendida. Quando a peça está pronta, é por fim aquecida, para evitar que o cogumelo continue a crescer.
A dupla está trabalhando com a National Science Foundation, de modo a minimizar ainda mais os impactos ambientais causados pelas EcoCradl. Os jovens desenvolveram um novo método para esterilizar o material agrícola inicial, uma etapa necessária na eliminação de esporos que possam competir com os dos cogumelos mycelia. Atualmente  a esterilização é feita com vapores, mas óleos de produtos como a canela e o orégano podem vir a substitui-los.
Se os avanços no processo de esterilização se revelaram bem-sucedidos, a energia necessária no fabricação das embalagens poderá ser 40 inferior à necessária para produzir as de polímeros convencionais.
As embalagens ecológicas podem ser encomendadas no site da empresa, que também desenvolve produtos como isolamento térmico para habitações.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br/curiosidades/embalagens-biodegradaveis-feitas-de-fungos-crescem-sozinhas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário