quinta-feira, 16 de maio de 2013

Governo dos EUA cria medalha para premiar 'cibercombatentes'




O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou a criação da Distinguished Warfare Medal (Medalha de Guerra), uma medalha que será atribuída aos membros do serviço de ciberguerra do país. Isso inclui os operadores dos drones - aviões não tripulados cujo uso vem sendo bastante criticado, devido às baixas civis que provocam. Os drone têm sido a principal arma americana no combate aos militantes da Al Qaeda no Afeganistão.

A medalha foi projetada para reconhecer os esforços de membros que atuam de forma direta e precisa nas operações de batalha, mas que não estão necessariamente dentro dos campos. "A Medalha de Guerra será concedida em nome do secretário de defesa para os membros do serviço cujas extraordinárias conquistas, independentemente da distância que estejam do combate tradicional, merecem reconhecimento do departamento", diz o anúncio oficial no site do governo.

"Eu vi em primeira-mão como modernas ferramentas, como plataformas pilotadas por controle remoto e sistemas cibernéticos, mudaram a forma como as guerras podem ser combatidas", disse o secretário de defesa Leon E. Panetta. "Devemos também ter a capacidade de honrar ações extraordinárias que fazem verdadeira diferença em operações de combate, mesmo que essas ações estejam fisicamente longe da batalha."

A Medalha de Guerra será a nona maior condecoração que o Pentágono concederá às tropas, e estará diretamente abaixo da Distinguished Flying Cross, premiação dada a militares ou membros da brigada aérea.

"Esta nova medalha reconhece o caráter mutante da guerra e aqueles que fazem contribuições extraordinárias para isso", disse o General das Forças Armadas Martin Dempsey. 

Associações de veteranos de guerra criticaram a iniciativa do Pentágono.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/02/15/governo-dos-eua-cria-medalha-para-premiar-cibercombatentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário