quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mais antiga de água na Terra encontrado no subsolo





Um bolsão de água cerca de 2,6 bilhões de anos - o mais antigo bolsão de água conhecido de longe, mais ainda do que a aurora da vida multicelular - agora foi descoberto em uma mina de duas milhas abaixo da superfície da Terra.

A descoberta, anunciada em 16 de maio edição da revista Nature, levanta a possibilidade tentadora que a antiga vida pode ser encontrado no subsolo , não só dentro da Terra, mas em oásis semelhantes que possam existir em Marte , os cientistas que estudaram a água disse.

Geoscientist Barbara Sherwood Lollar na Universidade de Toronto e seus colegas investigaram minas profundas em todo o mundo desde os anos 1980. A água pode fluir em fraturas nas rochas e tornar-se isolado no fundo da crosta por muitos anos, servindo como uma cápsula do tempo do que os seus ambientes como eram na época em que foram selados.

Nas minas de ouro na África do Sul 1,7 milhas (2,8 km) de profundidade, os cientistas anteriormente descobertos micróbios podem sobreviver em bolsões de água isolados por dezenas de milhões de anos. Esses reservatórios foram muitas vezes mais salgado que a água do mar ", e teve química em muitos aspectos semelhante ao das fontes hidrotermais no fundo do oceano, cheio de hidrogênio dissolvido e outros produtos químicos capazes de suportar vida", disse Sherwood Lollar. [ lugares mais estranhos onde a vida é encontrado na Terra ]

Para ver o que as outras bolsas antigas de água pode existir, Sherwood Lollar e seus colegas investigaram cobre e zinco minas perto da cidade de Timmins, em Ontário, Canadá. "À medida que os preços do cobre, zinco e ouro subiram, minas agora ir mais fundo, o que ajudou a nossa busca por reservatórios de longo isolados de água escondido no subsolo", disse Sherwood Lollar.

"Alucinante" encontrar

"Às vezes a gente desceu em gaiolas - eles não são chamados de elevadores subterrâneos - que nos caiu para os níveis que queria ir", disse Sherwood Lollar OurAmazingPlanet. "Outras vezes, descemos minas de rampa, que ondulam estradas em espiral, para que pudéssemos realmente conduzir todo o caminho."

Os cientistas analisaram a água que encontraram 2 milhas (2,4 km) de profundidade. Eles se concentraram em gases nobres como hélio, neônio, argônio e xenônio. Estudos anteriores analisando bolhas de ar presas dentro de rochas antigas descobriram que esses gases raros, pode ocorrer em proporções distintas relacionadas com certas épocas da história da Terra. Como tal, por meio da análise das proporções de gases nobres visto nesta água, os pesquisadores conseguiram deduzir a idade do que a água.

Os cientistas descobriram que os fluidos foram presos nas rochas entre 1,5 bilhões e 2.640 milhões anos atrás.

"Foi absolutamente alucinante", disse Sherwood Lollar. "Estes não eram dezenas de milhões de anos de idade, como poderíamos ter esperado, ou mesmo centenas de milhões de anos de idade. Eram milhares de milhões de anos."

O local foi formado por actividade geológica semelhante ao observado em fontes hidrotermais . "Nós caminhamos ao longo o que costumava ser oceano 2700000000 anos atrás", disse Sherwood Lollar. "Você ainda pode ver algumas das mesmas estruturas de lavas em almofada agora visto no fundo do oceano."

Os sinais de vida?

Esta água antiga derramado dos poços perfurados a equipe na mina, à taxa de quase meio litro (2 litros) por minuto. Permanece incerto exatamente o quão grande esse reservatório de água é.

"Esta é uma questão extremamente importante e que queremos prosseguir em nosso futuro trabalho ", disse Sherwood Lollar. "Nós também queremos ver se existem reservatórios habitáveis ​​de idade semelhante em todo o mundo."

Sherwood Lollar enfatizou que ainda não encontraram quaisquer sinais de vida na água a partir de Timmins. "Estamos trabalhando nisso agora", disse ela. "Seria fascinante para nós, se fez, uma vez que seria empurrar as fronteiras do tempo como a vida poderia sobreviver em isolamento."

E as implicações de tal constatação se estenderia para além dos extremos da vida na Terra .

"Encontrar vida nesta água rica em energia é especialmente interessante quando se pensa de Marte, onde pode haver água de idade e mineralogia semelhante sob a superfície", disse Sherwood Lollar.

Se alguma vez a vida surgiu em Marte há bilhões de anos, como o fez na Terra ", então é provável que no subsolo", disse Sherwood Lollar. "Se encontrarmos a água em Timmins pode suportar a vida, talvez o mesmo pode ser verdade para Marte também."

Fonte: http://www.livescience.com/32028-oldest-water-found-underground.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário