sexta-feira, 17 de maio de 2013

Presos em MG geram energia para reduzir sua pena


presidio
presidio2














A decisão do juiz da cidade de Santa Rita do Sapucaí em MG, foi um pouco perturbadora no início, mas depois foi bem-aceita pelos detentos, que têm sua pena reduzida em um dia, a cada 16 horas de pedalada.
O presídio contém duas bicicletas no pátio que transforma a energia cinética proveniente do movimento do usuário em energia elétrica e a acumula em baterias automotivas, que são levadas para a cidade todos os dias para iluminar parte de uma praça pública. Um dia de pedaladas é suficiente para acender seis lâmpadas da praça por toda a noite.
A ideia é expandir o projeto, instalando mais oito bicicletas no presídio, pois, tendo dez baterias carregadas todas as noites, torna-se possível iluminar toda a avenida.
Acredita-se que para a maioria dos detentos, esta foi uma boa opção, uma vez que eles se sentem úteis pedalando, além de serem “forçados” a praticar exercícios físicos, melhorando sua saúde. Mas este é um privilégio apenas para os presos de bom comportamento, que precisam da autorização da direção do presídio para começar a pedalar.
Outro registro interessante também ocorreu em Minas Gerais, quando um fazendeiro comprou uma fazenda no Sul do estado, onde ainda não possuía energia elétrica. Ele mesmo construiu esse sistema de geração de energia em sua bicicleta a partir da compra de materiais usados.
Caso alguém deseje criar um sistema de geração de energia semelhante para ter energia reserva para o caso de falta de luz, segue abaixo o passo a passo de construção.
Lembre-se, você estará ao mesmo tempo contribuindo com a sua saúde e com a conservação do meio-ambiente!
MATERIAL
• 1 bicicleta
• 1 alternador de automóvel
• 1 bateria de 12 volts e 45 amperes (quanto maior a amperagem, maior o armazenamento de energia)
• 1 pedaço de correia
• 1 pedaço de madeira de 40 centímetros de comprimento por 25 centímetros de largura
• 1 pedaço de madeira de 50 centímetros de comprimento por 10 centímetros de largura
• Fio elétrico flexível (a quantidade depende da distância entre o local onde será instalada a bicicleta e a caixa de força da propriedade)
• Porcas e parafusos

Nenhum comentário:

Postar um comentário