terça-feira, 7 de maio de 2013

Soluções para drenagem através de Geossintéticos


geossintetico-blog-da-engenharia
Não é novidade para ninguém o quanto a natureza tem força para intervir diretamente no dia-a-dia de uma sociedade, e para muitos basta apenas uma chuva (e poucas políticas de contenção de danos) para que venha à tona, literalmente, os problemas advindos da falta de uma boa drenagem. Controlar a força das águas, principalmente quando se trata de inundações, pode soar como tarefa muito difícil – mas não é impossível, e nem complicado, para quem trabalha com soluções de drenagem através dos geossintéticos.
Antes de saber como utilizar esse recurso para drenagem de solos, é preciso saber o que é um geossintético – e como utilizá-lo da maneira correta.
Geossintéticos-blog-da-engenharia
geossintético é um produto utilizado para resolver diversos problemas em geotecnia. Na verdade, existe toda uma “família” de produtos desse tipo, cuja natureza sintética a torna própria para utilização em obras de terra, principalmente, onde é exigido um alto nível de durabilidade por parte dos geossintéticos. Além disso, não existe apenas um material ou forma de utilizar um produto geossintético, e nem mesmo um tipo de obra específico onde ele pode ser utilizado. Atualmente é possível encontrar esse tipo de solução em obras como aeroportos, ferrovias, aterros, reservatórios, rodovias, estruturas de contenção, canais e barragens.
Como solução em drenagem, o produto geossintético age na impermeabilização do solo, além de ser um importante separador de materiais, funcionando como um verdadeiro filtro. Usar geossintético para drenagem é uma grande inovação tecnológica, agindo de maneira pontual no reforço das construções, de variados tamanhos.
fibra-geossintetico-blog-da-engenharia
A dica para quem quer a melhor solução em drenagem utilizando um produto geossintético é optar por geocompostos drenantes, formados por associações de filtros geotêxteis e núcleos drenantes em geomantas. Todos os nomes parecem bastante difíceis, e bem específicos, mas essa é a melhor – e mais fácil – forma de garantir a efetividade da drenagem na construção em qualquer tipo de solo.
Contudo, existe uma “desvantagem” no universo preciso dos geossintéticos: nem sempre os produtos conseguem lidar com o abandono das políticas públicas nas grandes cidades, que vivem um descaso perpetrado durante anos e sofrem, a cada verão, com os desastres causados pela chuva. As inundações ocorridas anualmente nas pequenas e grandes cidades podem, sim, ter menos consequências nos anos a vir por causa da utilização de geossintéticos, mas não é apenas essa inovação que vai “salvar a pátria”. É preciso compromisso social e vontade política para drenar, com efetividade, o solo das nossas cidades.
Já sabia o que são os Geossintéticos? Conhece alguma outra aplicação? Conte para nós nos comentários!
Texto por Geofoco.com.br
by EDUARDO MIKAIL in +POPCURIOSIDADESENGENHARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário