segunda-feira, 27 de maio de 2013

Somos filhos de estrelas


imagem 1
No início, antes mesmo do “Bing Bang”, toda a energia do Universo estava contida nessa Singularidade, ainda não exista Matéria, não existia Tempo, Gravidade, Forças Nuclear Forte ou Fraca ou Electromagnetismos, só existia a Singularidade e dentro dela, Prótons, Quarks e Fótons.
Mas o que é uma singularidade? Por mais que você se esforce, jamais irá conseguir imaginar o qual pequeno é um elétron, ou todas as outras partículas elementares (quarks e fótons). Eles são tão pequenos que em uma pingo de tinta deste “!” pode conter milhões de bilhões deles (eles são exageradamente pequenos, para dizer o mínimo!). Agora, hipoteticamente imaginando, reduza um desses elétrons a um milionésimo de seu tamanho, tão que um elétron seria enorme perto dele.
Agora compacte dentro desse espaço toda a matéria existente, Oxigênio, Ouro, Chumbo, Ferro, Carbono, Água e por que não você (afinal você também é formado de matéria). Pronto, você acaba de ter uma Singularidade. A Singularidade era atemporal, ou seja, não exista o antes, ou depois, somente existia o agora. De acordo com a física moderna, tempo não pode existir sem espaço, pois não há como um corpo se movimentar no espaço sem que haja um determinado tempo. Já que não há tempo na Singularidade, não há espaço também.
E utilizando o conceito de que a energia não pode ser criada e nem destruída, então toda a energia que existe, existe na singularidade. Com isso, que espaço, tempo e energia fazem parte de um único campo unificado e sem fronteiras, que não podem ser dividido e nem separado; explicação do que é o Universo e a nossa essência. E de repente toda essa energia é liberada, obrigando a Singularidade a se expandir em dimensões inimagináveis. Logo no primeiro segundo dinâmico, todas as leis que regem o Universo são produzidas em menos de um minuto, e nesse período de tempo o Universo já tinha o tamanho de 1.6 milhão de Bilhões de quilômetros com uma temperatura a incríveis 10 bilhões ºC, quente o suficiente para criar os primeiros elementos leves como o Hidrogênio, Hélio, e com um pouco de Lítio, em três minutos temos 98% de toda matéria que irá existir no Universo já criada. (logo à frente falaremos dos outros 2%).
As primeiras estrelas se formaram, elas eram enormes, gigantescas e muitas vezes maiores que o nosso Sol, devido ao seu enorme tamanho elas tem vida curta, cerca de 13 milhões de anos em média, e com sua morte ela nos revela um dos espetáculos mais incríveis que pode existir no Universo, a Supernova, além de belo são graças a elas que estamos vivos. Sem elas não existiria vida, já que o Big Bangcriou somente gases leves e nenhum elemento pesado.
Eles só vieram mais tarde com as Supernovas, isso porque para se forja esses elementos precisa de muito calor, mais calor do que se pode encontrar no núcleo da estrela mais quente possa existir. Para se forjar elementos como Ferro, Carbono entre outros precisamos das Supernovas, foi delas que vieram os 2% restante da matéria que compõem o Universo. Como afirma Marcelo Gleiser: “Somos filhos de estrelas”. Por enquanto ficaremos por aqui, mas em breve terá mais, explicaremos com as leis fundamentais da Física se comporta no Universo, explicaremos o Tempo e sua relatividade, explicaremos se destino existe ou não…e muito mais, aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário