quinta-feira, 30 de maio de 2013

Superlua irá acontecer no dia 23 de junho


O fenômeno da 'superlua', que acontece quando o satélite natural da Terra fica maior e mais brilhante do que quando em uma Lua cheia, está previsto para acontecer em junho, representando o maior encontro entre Terra e Lua do ano.
Também chamado de "perigeu lunar", o fenômeno deve-se ao momento em que a Lua chega ao seu ponto mais próximo da Terra. A previsão é de que o satélite fique a apenas 356 mil quilômetros de distância às 07h32, segundo o horário de Brasília, no dia 23 de junho de 2013.
As Luas cheias variam de tamanho por causa de sua órbita oval, ou de elipse. O seu trajeto elíptico tem um lado (perigeu) cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que o outro (apogeu). Para observadores terrestres, as Luas perigeu são 14% maiores e 30% mais brilhantes do que as Luas apogeu.
A agência espacial americana (Nasa), já comunicou que o fenômeno não irá acarretar em desastres naturais, pois a Lua terá apenas uma pequena variação além do normal. Uma dica para apreciar melhor o perigeu lunar é observar a Lua quando ela ainda estiver próxima ao horizonte, dando a impressão de aumento no tamanho.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/curiosidades/2013/05/22/noticiascuriosidades,3060981/superlua-ira-acontecer-no-dia-23-de-junho.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário