sexta-feira, 3 de maio de 2013

Turbina eólica aproveita vapor e o calor do sol para gerar energia



turbina-eolica-blog-da-engenharia
O Protótipo Do Projeto Está Planejado Para Abastecer Até 1,6 Milhões De Casas. (Imagem: Reprodução)
A empresa norte-americana Clean Wind Tower, Inc.desenvolveu um projeto de turbina eólica eficiente até mesmo em locais com ventos fracos. A tecnologia aplica conceitos físicos, como o aproveitamento da força produzida pelo vapor, à utilização dos ventos.
A turbina é bem diferente das tradicionais eólicas, com pás gigantes que lembram cata-ventos. A Clean Wind Power, vista de fora, parece ser apenas um grande cilindro, com 675 metros de altura. Ele é internamente oco e em sua abertura superior possui um sistema de pulverização de água, usada para esfriar o ar quente e seco que entra no tubo.
Este processo faz com que o ar torne-se mais denso e pesado do que o exterior, assim, quando ele cai, ganha velocidade de até 80 km/h. Ao chegar à parte inferior da torre, ele é direcionado efetivamente às turbinas eólicas, movimentando-as e gerando eletricidade.
Mesmo que o sistema funcione em locais com ventos fracos, a sua eficiência é elevada conforme aumenta-se também a constância eólica. Assim, quando instalada em locais com ventos fortes, é possível aproveitar o cilindro para a instalação de turbinas tradicionais na superfície. Isso coopera para o aumento na produção energética.
“Uma torre é equivalente a, pelo menos, uma usina nuclear”, explica George Elliott, cientista e consultor da empresa fabricante. Segundo ele, outra vantagem, além de ser totalmente limpa, é a baixa manutenção que a alternativa eólica demanda. “Estas torres, aparentemente, podem durar para sempre, pois tudo o que você está usando é água, vapor e vento”, opina o especialista, em declaração à KPMH.
O protótipo do projeto está planejado para ser instalado no Arizona, EUA, com o potencial para abastecer até 1,6 milhões de casas na Califórnia e no Arizona. A primeira torre tem capacidade projetada para produzir mil megawatts brutos por hora. No dia-a-dia, ela deve trabalhar com a produção de 700 MW hora, sendo cem megawatts utilizados para mantê-la em funcionamento, conforme informado pela empresa.
Veja abaixo o vídeo de divulgação da Clean Wind Tower:

by 
EDUARDO MIKAIL in ENGENHARIA, SUSTENTABILIDADE with 0 COMMENTS

Fonte: http://www.blogdaengenharia.com/2013/02/10/turbina-eolica-aproveita-vapor-e-o-calor-do-sol-para-gerar-energia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário