segunda-feira, 20 de maio de 2013

Veículo suborbital brasileiro (VSB-30)

Sem título

O VSB-30 é um veículo de sondagem desenvolvido pelo IAE(Instituto de aeronáutica e espaço) com objetivo de fazer experimentos em micro gravidade. Trata-se de um lançador  com dois estágios e estabilizado rotacionalmente que usa propulsão sólida. Ele tem 12.7 metros de comprimento e é capaz de atingir uma altitude de até 250 quilômetros com uma carga de até 450 quilos. Ao contrário dos foguetes tradicionais, não existe uma torre de lançamento e o VSB-30 decola apoiado por trilhos. Depois de lançado, o artefato supera a velocidade Mach 6 (seis vezes a velocidade do som).
Operação Cajuana:
Em 23 de outubro de 2004, no centro de lançamento de Alcântara, foi lançado o primeiro protótipo, onde uma equipe da DLR(Agência Espacial Alemã). esteve presente
Sucesso Internacional:
A oportunidade surgiu devido ao programa europeu de micro gravidade, onde seria necessário um lançador. Devido a isso a DLR consultou o IAE sobre a possibilidade de desenvolver um propulsor “booster” de forma que incrementasse seu programa. Com o apoio dos Alemães foi possível qualificar o foguete na Europa em 1 de dezembro de 2005 no Centro de Lançamento de Kiruna no campo de Esrange, Suécia.
Na tabela abaixo é mostrado os lançamento do foguete.
ad
O vídeo abaixo mostra um lançamento do VSB-30 na Suécia
Possibilidades futuras:
O programa europeu de micro gravidade continua a todo vapor e novas operações ao longo desse ano irão ocorrer como as operações TEXUS e Cryofenix que utilizarão o veículo brasileiro.
asd
Já no Brasil, a AEB (Agência Espacial Brasileira) lançou um edital essa semana para oportunidades de experimentos em micro gravidade para a comunidade científica brasileira. Você pode ver, clicando AQUI.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/veiculo-suborbital-brasileiro-vsb-30/




Nenhum comentário:

Postar um comentário