sexta-feira, 21 de junho de 2013

China tem tudo preparado para lançamento de 3 astronautas

Astronautas chineses Wang Yaping, Zhang Xiaoguang e Nie Haisheng se despedem antes da missão espacial tripulada na nave Shenzhou X

Pequim - Os três astronautas chineses que nesta terça-feira viajarão ao espaço, Wang Yaping, Zhang Xiaoguang e Nie Haisheng, se encontram já no interior da nave "Shenzhou X", cujo lançamento está previsto para as 17h38 locais (6h38 de Brasília).

Antes de entrar no módulo, Wang, a segunda mulher a viajar ao espaço; Nie, que voa pela segunda vez em sua carreira, e Zhang, receberam a saudação do presidente da China, Xi Jinping, que viajou a base espacial de Jiuquan, no noroeste do país, para assistir ao lançamento.
"Vocês treinaram e se preparam cuidadosamente, portanto acredito que vão completar a missão com sucesso", disse o presidente da China na reunião com os astronautas, transmitida pela televisão estatal chinesa "CFTV".
O lançamento da quinta missão tripulada da história espacial chinesa está tendo um grande acompanhamento midiático por parte da imprensa estatal, assim como em ocasiões anteriores, e muitos canais de notícias do país se dedicam hoje quase que integralmente ao acontecimento.
Wang, Nie e Zhang permanecerão 15 dias no espaço e sua principal missão é acoplar sua nave ao laboratório chinês que orbita ao redor da Terra, o "Tiangong I".
Além disso, pela primeira vez os astronautas chineses dialogarão por videoconferência com estudantes primários e secundários, que terão uma aula à distância.
O primeiro astronauta chinês, Yang Liwei, viajou ao espaço no dia 16 de outubro de 2003 a bordo da "Shenzhou V", e até agora foi seguido por outros oito pilotos militares chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário