quarta-feira, 26 de junho de 2013

Criado capacete de proteção para ocupantes de carros


A Universidade de Adelaide, na Austrália, criou um capacete que não é orientado para os ciclistas nem motociclistas, mas sim para os condutores de automóveis. Em vista está a proteção da cabeça de quem, em acidentes rodoviários, está no interior dos carros.
Uma quantidade significativa dos ferimentos ao nível da cabeça é causada por acidentes de carro. Os ocupantes dos automóveis têm uma taxa de internação anual de cerca de 90 em cada 100 mil indivíduos – dos condutores internados no hospital, a lesão mais grave é, geralmente, justamente na zona cabeça.
Usando este novo capacete, a cabeça fica menos exposta a pancadas graves com componentes do carro ou com objetos exteriores a ele. Foram realizados testes que revelaram o sucesso que teria nos condutores e ocupantes dos veículos a opção por este tipo de proteção, que preveniria significativamente os ferimentos mais comuns.
capacete1
Os resultados da terceira fase de testes com o dispositivo revelaram mesmo que ele poderia reduzir em 25% os danos que envolvem impactos com a cabeça. O protótipo cobre 44% dos pontos de impacto geralmente mais expostos e susceptíveis a lesões.
Copenhagenize aponta, para já, dois efeitos positivos na adoção do capacete: o registo de menos lesões entre os ocupantes do carro e a sensibilização dos condutores acerca dos perigos inerentes à condução e, talvez assim, encorajamento a opções de transporte mais seguras.
Os pesquisadores defendem que a investigação em torno do assunto deve ser uma aposta, de modo a ser criado um dispositivo com a força e durabilidade indicadas para o seu desenvolvimento em larga escala. Testar o protótipo em diferentes estruturas de veículos e faixas de velocidades também deve ser uma prioridade.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br/curiosidades/criado-capacete-de-protecao-para-ocupantes-de-carros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário