quinta-feira, 6 de junho de 2013

Engenheiro desenvolve cadeira de rodas capaz de se mover em qualquer direção


cadeira_de_rodas_omnidirecional
Um professor de engenharia mecânica do Japão lançou um novo projeto de cadeira de rodas chamado willPersonal Mobile Vehicle que é capaz de se mover em qualquer direção. As cadeiras de rodas tradicionais e até mesmo as elétricas, mais modernas, se movem para a frente e para trás, mas não para as diagonais como o protótipo desenvolvido pelo professor Masaharu Komori, da Universidade de Kyoto.
As rodas da nova tecnologia possuem 32 rolos menores dentro delas que são os responsáveis pelo movimento para os lados sem a necessidade de espaço extra para girar a cadeira. Já quando o movimento for para frente ou para trás, a roda maior irá girar em conjunto com os rolos.
O protótipo custou mais de US$ 36.000,00 para ser produzido e o professor Komori planeja trabalhar no dispositivo para que ele seja vendido por algo em torno de US$ 12.000,00 ficando mais ou menos próximo do valor das cadeiras modernas que estão hoje no mercado. Abaixo, um vídeo demonstrativo da tecnologia.
Na semana passada publicamos que pesquisadores da Turquia criaram uma tecnologia que busca oferecer maior autonomia aos deficientes físicos e quem sabe, no futuro, tornar obsoleta a cadeira de rodas. Porém, algumas adaptações precisam ser feitas no protótipo para que ele possa se adaptar a todos os deficientes antes que isso venha a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário