sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jovem brasileiro cria empresa de surf adaptado


adaptsurf_12



Quando o brasileiro Henrique Saraiva tinha 18 anos em 1998, foi atingido por um tiro durante um assalto. Desde então, ele tem um projétil alojado na região lombar e está usando muletas para se mover, mas até chegar a este ponto, Henrique enfrentou um difícil processo de recuperação, que incluiu seis meses numa cadeira de rodas e uma intensa rotina de exercícios de fisioterapia.
Durante este tempo, Henrique teve a inspiração de criar um projeto pioneiro de inclusão e acessibilidade: o Adaptsurf. Esta é uma ONG que promove e divulga o surf para portadores de necessidade especiais.
As aulas são gratuitas e decorrem em praias como a da Barra da Tijuca e Leblon, no Rio de Janeiro. Cada aula tem em média 60 participantes.
Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, devolvendo-lhes as oportunidades e o direito de ir e vir, que é universal”, explicou Saraiva, um apaixonado por este esporte.”Na água somos iguais a todo mundo. Este esporte  dá-nos essa liberdade.”
O incentivo para lançar a idia veio há seis anos, a partir de uma conversa com o surfista Marcos Sifu, especialista mundial em aéreos, manobras em que o atleta voa sobre as ondas. Henrique admite que este projeto levou-o a reconquistar a autoestima perdida e resgatou o convívio com os amigos.
Largo as minhas muletas na areia e, na água, sou como eles. Voltei a viajar e a sair. Hoje tenho uma vida muito mais parecida com a que tinha antes. É essa a liberdade que o deficiente experimenta com o esporte”.
Com seis pranchas adaptadas, quatro cadeiras anfíbias e uma esteira especial, a ONG já devolveu a alegria a centenas de deficientes. A chegada de patrocinadores ajudou a acabar com os prejuízos que a entidade, administrada com a ajuda dos amigos Luana e Phelipe Nobre, acumulava até o ano passado.
Confira o vídeo institucional da Adaptsurf:
O trio ainda procura novos apoios para crescer, mas nada abala a confiança de Saraiva em ver sua iniciativa se alastrar por outras praias. “O Rio é uma cidade conhecida mundialmente pela beleza de suas areias e ondas. Nós vamos democratizar ainda mais esse espaço”, acredita.

Fonte: http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/jovem-brasileiro-cria-empresa-de-surf-adaptado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário