terça-feira, 11 de junho de 2013

Junta de Concretagem


2013-05-31 14.25.40
Juntas de concretagem, ocorre quando o lançamento de concreto for interrompido, seja por motivos previsto em projetos, ou por algum imprevisto, ou seja , ela é o ponto de ligação entre o concreto velho  com o concreto novo.
A NBR 6118/2007, item 21.6  Juntas de concretagem, determina:
“O projeto de execução de uma junta de concretagem deve indicar de forma precisa o local e a configuração de sua superfície. Sempre que não for assegurada a aderência e a rugosidade entre o concreto novo e o existente, devem ser previstas armaduras de costura, devidamente ancoradas em regiões capazes de resistir a esforços de tração”.
Junta de concretagem 2
Essas juntas quando prevista nos projetos segue uma etapa, onde cabe ao projetista determinar seus pontos e o volume de concreto necessário para sua execução.  Para iniciar a próxima etapa de concretagem deve-se limpar a junta, retirando a nata de concreto antigo que fica sobre ela, isso ocorre quando a água sobe no topo da peça na hora da hidratação inicial do concreto.
Para a preparação da junta recomenda-se que a superfície esteja irregular para dar melhor atrito entre o concreto novo e o velho, é recomendável também limpar as juntas com um jato de pressão com água e picotar essa superfície do concreto, caso essa junta tenham ocorrido sem a previsão de parada da concretagem, terá que se analisar a melhor solução para garantir a aderência do concreto novo com o velho, em alguns casos é necessário à aplicação de adesivo estrutural. Considerar também se há a necessidade de reforço no escoramento, para assim evitar as flechas não previstas.
É necessário uma análise criteriosa na junta antes de reiniciar a concretagem, para aplicar a melhor solução na mesma, para que posteriori não venha ocorrer algum tipo de patologia.junta de concretagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário