segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Carro voador Aeromobil faz primeiro voo com sucesso

AeromobilFlyingCar0Carros voadores, ou aviões dirigíveis, são veículos que parecem ter saído dos filmes de ficção científica ou de desenhos animados. Infelizmente nenhuma empresa do mundo conseguiu transformar, até hoje, algum projeto em um veículo de sucesso, prático e perto de ser acessível. Mas a empresa eslovaca Aeromobil está tentando mudar este cenário e é com o Aeromobil 2.5 que ela pretende fazer isso.
Com capacidade para um passageiro e um piloto, o carro-avião tem corpo com estrutura de aço e fibra de carbono. Suas asas, dobráveis, se voltam para trás para rodar em ruas e estradas. Para voar, basta dirigir até uma pequena pista de pouso e decolagem, colocar as asas na posição correta e atingir 130 km/h.
Por sinal, esta não é a velocidade máxima que o Aeromobil 2.5 atinge, é apenas a velocidade necessária para efetuar a decolagem. O carro-avião consegue atingir 160 km/h em terra e 200 km/h no ar. Voando, sua autonomia é de 700 km, enquanto no solo ela cai para 500 km.
Apesar de ainda estar em fase de testes, seu voo teste foi realizado recentemente com êxito, o Aeromobil 2.5 é a terceira geração de um projeto iniciado em 1990, na cidade de Bratislava, Eslováquia, pelo designer Stefan Klein. No entanto, sua ideia já tem concorrência: o Terrafugia Transition. Ambas são duas propostas de automóveis com asas, mas nenhum deles chegou ainda ao mercado para ser comercializado.
Veja o vídeo abaixo e deixe-nos saber nos comentários o que achou:

Nenhum comentário:

Postar um comentário