segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Chineses inventam ônibus gigante que passa por cima de carros

Nada melhor para um fim de semana do que se atualizar nas mais novas bizarrices geniais dos asiáticos, certo? Então, a engenhoca da vez é um ônibus anti-trânsito, que passa por cima dos carros como se fosse um túnel.
feat
Esse veículo imenso tem a largura de duas pistas e quase 6 metros de altura, desenhado especificamente para não ocupar o mesmo espaço que os carros, e ainda assim tem capacidade para mais de 300 passageiros. Ah, e o melhor: o motor é elétrico, e movido parcialmente à luz solar. De acordo com os responsáveis pelo projeto, isso deve reduzir os engarrafamentos em 30% nas cidades grandes da China, o que é, convenhamos, um valor bem impactante. Afinal, se a hora do rush já é chata pra gente, imagina num país com mais de 1 bilhão de habitantes?
Além disso tudo, eles dizem também que cada ônibus vai economizar 860 toneladas de gasolina por ano, o que diminuiria as emissões de carbono anuais em 2640 toneladas. Song Youzhou, presidente da Shenzhen Hashi Future Parking, empresa por trás dessas maravilhas da estrada, diz que a maior inovação mesmo é passar por cima dos carros. E nós não duvidamos disso, afinal, quem nunca se estressou com aquelas Mercedes gigantes ocupando o espaço que já não temos, né?
Por conta do formato dos veículos, as ruas terão que ser redesenhadas com trilhos, o que nos leva a desacreditar um pouco na implementação dessa inovação espetacular no Brasil… Mas só o fato dela existir já é um começo, certo? E para os curiosos, o investimento para se construir uma frota desses ônibus e 40km de trilhos é de mais de R$10.000.000. Isso é aproximadamente 10% do custo para se construir uma linha de metrô da mesma distância. Então não é tão ruim assim né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário