quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Folha artificial pode crescer uma camada de gelo em condições desérticas

A artista holandês pretende criar uma folha artificial no deserto do Saara que pode crescer uma camada de gelo na parte de baixo.

foto1
'Sunglacier', como o projeto foi apelidado, contará com uma 200m 2 de superfície coberta de células solares fotovoltaicas, que vai poder condensadores de refrigeração na parte de baixo do elm estrutura em forma de folha para absorver a umidade do ar do deserto e transformá-lo em gelo.
Ap Verheggen, o artista por trás do projeto, espera que vai incentivar as pessoas a acreditar que o impossível é possível quando se trata de lidar com a mudança climática."O projeto trabalha com os princípios básicos da condensação.Acreditamos que quanto maior a umidade mais gelo podemos produzir ', engenheiro líder do projeto, Jan Alkemaide, disse o engenheiro .
Desertos são notoriamente seca, mas Verheggen disse: "Nossos estudos no Egito têm mostrado que o Saara tem aproximadamente a mesma quantidade de umidade no ar como a Holanda.
O projeto está atualmente passando por testes preliminares na Holanda.Até agora, os engenheiros holandeses trabalhando para Cofely, uma empresa de refrigeração que faz pistas de gelo e unidades de refrigeração de design personalizado para armazenamento de alimentos, conseguiram criar uma laje de 10 centímetros de espessura de gelo em alumínio dentro de um contêiner que simula condições do deserto, em uma temperatura de 30 º C.
A unidade dispõe de um umidificador para fornecer a umidade e um ventilador apontado para o gelo para simular ventos do deserto.
Poças de água formam debaixo da Sunglacier como resultado das altas temperaturas, que produzem água derretida que escorre da camada de gelo, mesmo quando engrossar.
Verheggen disse que, em teoria, as condições mais quentes podem gerar mais gelo e o plano é, eventualmente, aumentar a temperatura da unidade de ensaio a 50 º C.
Alkemaide explicou que o Sunglacier tem como objetivo gerar 1m 2 de gelo para cada 10m 2 de painéis solares. No entanto, isto seria difícil porque os painéis flexíveis não são tão eficientes como painéis planos convencionais.
Ele explica que, para atingir a quantidade pretendida de produção de gelo iriam exigir uma eficiência de '2 '.
"Em outras palavras, seria preciso gerar 1 kW de energia solar para a 2 kW de calor transportado a partir da superfície para a atmosfera. No momento em que ainda necessitam de 1kW de energia solar para 1 kW de calor por isso não estamos lá ainda ", disse ele, ressaltando que o dispositivo existente era apenas uma unidade de teste que tinha sido" bastante crua juntos.
Uma vez que os testes sejam concluídos no próximo ano, Verheggen planeja construir uma unidade de demonstração no deserto como uma forma de inspirar os outros a lutar por respostas inovadoras para as circunstâncias em evolução de mudança de clima.

Fonte: http://www.theengineer.co.uk/sectors/energy-and-environment/news/artificial-leaf-could-grow-a-layer-of-ice-in-desert-conditions/1010768.article

Nenhum comentário:

Postar um comentário