quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Formato de estádio projetado causa polêmica na internet

q1
A arquiteta iraquiana Zaha Hadid e o escritório AECOM divulgaram na última segunda-feira (18) o projeto de um dos cinco estádios que vão receber a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Localizado em Al Wakrah, cidade a 15 quilômetros da capital Doha, o complexo terá 585 mil m².
Com capacidade para abrigar 40 mil pessoas, que pode, ao fim do evento, ser reduzida pela metade, o estádio possui um formato que faz referência, de acordo com os arquitetos, às linhas curvas de um dhow, um tipo de barco de pesca tradicional na região. O design, no entanto, vem causando piadas na internet – muitos acreditam que lembram uma vagina.
Ainda assim, segundo os arquitetos, uma das maiores preocupações da proposta foi integrar o passado de Catar com uma “visão progressista do futuro” do país. “O projeto estabelece uma relação com a cidade e sua paisagem circundante”, ressalta Hadid. Já para o secretário do Comitê da Copa do Mundo de 2022, Hassan al-Thawadi, “o estádio reflete o que o nosso país representa do ponto de vista cultural. É moderno, futurista e, o mais importante, funcional.”
A proposta traz um regulador de temperatura para garantir que os espectadores possam assistir os eventos sem nenhum desconforto. As obras no estádio devem começar em 2014, com previsão de entrega em 2018, quatro anos antes do grande evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário