quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ladrilho produz energia a partir dos passos de pedestres

O desenvolvimento de cidades mais inteligentes, devido à escassez dos recursos e as necessidades ilimitadas da população, estão provocando o surgimento de tecnologias que tragam benefícios tanto para a sociedade, como diminuição dos gastos, quanto para o meio ambiente, trazendo redução na utilização dos meios.
Devido a esses fatores, foi desenvolvido pela empresa Pavegen systems, um ladrilho que produz energia a partir do impacto dos passos dos pedestres. Essa tecnologia converte a energia cinética em energia elétrica que pode ser armazenada e usada para uma variedade de aplicações, como iluminação pública, sinalização, etc.
1
No centro de cada ladrilho há uma lâmpada de LED, ela usa apenas 5% da energia armazenada, que acende cada vez que ele é pisado. A cada hora uma pessoa é capaz de produzir 2,1 watts de energia. O piso é constituído por uma superfície superior, que é produzido a partir de borracha reciclada e por aço inoxidável, além disso, o ladrilho é a prova de água, podendo ser aplicado em ambientes internos ou externos, por exemplo, estações de metrô, centro de eventos, entre outros. Em relação à durabilidade do aparelho, as unidades foram testadas para suportar mais de três milhões de passos.
2
O desenvolvimento da tecnologia wireless on-board significa que a informação sobre a quantidade de energia e de dados colhidos footfall pode ser enviado a qualquer site usando a API do Pavegen para acesso por smartphones, tablet etc. Dados esses que podem ser bastante uteis para os gestores públicos.
3
4
5
6

Nenhum comentário:

Postar um comentário