segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O hotel mais luxuoso do mundo

1
Considerado ícone da moderna cidade de Dubai, capital dos Emirados Árabes, o maior hotel do mundo, Burj Al Arab, é uma maravilha da construção civil e uma referência da construção com aço. O arquiteto Tom Wright da WS Atkins PLC disse: “O cliente (Sheik Said Khalil) queria um edifício que se tornasse um ícone ou um símbolo declarado de Dubai, que fosse espantosamente lindo e semelhante à Ópera de Sydneyà parisiense Torre Eiffel. Ele precisava ser um edifício que iria tornar-se sinônimo do nome daquele país”.O hotel expõe a maior vantagem proporcionada por esse material, a ousadia, as curvas e as formas. A construção com aço estreita a união da engenharia com a arquitetura, possibilitando que obras extremamente desafiadoras surjam mundo a fora. Tudo isso é possível graças a duas propriedades características do aço, flexilidade e construtibilidade.
O hotel em fase de construção
O hotel em fase de construção
3
Burj Al Arab encontra-se sobre uma ilha artificial a 15 km da costa de Dubai.
4
A estrutura possui 4 elementos em aço, sendo eles:
  1. Junção entre braçadeira e haste.
  2. Armações/braçadeiras
  3. Haste central
  4. Hastes curvilíneas
O hotel possui 321 metros de altura, mais alto que a torre Eiffel e um pouco menor que o edifício Empire State, outras duas maravilhas modernas feitas com aço estrutural. Sua construção custou cerca de $ 650 milhões e foi realizada pelo grupo sul-africano de construção Murray & Roberts. Com início em 1994, o hotel foi inaugurado 5 anos depois, em dezembro de 1999. O Burj Al Arab tem um esqueleto de estrutura metálica formado por pilastras curvadas de 85 metros cada que ajudam a proteger a edificação dos efeitos do vento, ao mesmo tempo em que compõe a espetacular forma de veleiro. O hotel foi construído com duas colunas partindo do chão, originando um “V” que forma um imenso mastro, enquanto que, nos espaços entre elas, foram erguidos os andares. Suas acomodações mais simples possuem aproximadamente 52 m², contendo jacuzzi e sala de estar. Possui suítes de dois andares com escadas de mármore, além de duas suítes reais localizadas no 25º andar, com cinema e elevador privativos. O hotel é decorado em ouro dentro e fora dos quartos, além do átrio de entrada.
5
Algumas dificuldades encontradas para a construção desse faraônico hotel foram a construção da ilha artificial que suportaria a estrutural do hotel, o transporte e o erguimento de peças de aço de mais de 85 metros de comprimento e com mais de 150 toneladas, a variação elevada de temperatura que implicava em uma elevada dilatação do aço, a dificuldade de encaixar as peças de aço com precisão milimétrica mesmo com a dilatação térmica elevada, equilibrar o peso do exoesqueleto para combinar segurança contra tombamento pela força do vento a 300 metros de altura e estética e visão proporcionada aos clientes do Burj Al Arab, as instalações elétricas capazes de suportar uma voltagem de 14 kVolts por suíte e  um restaurante com vãos de 27 metros para a direita e para a esquerda do ponto de apoio a mais de 200 metros de altura que oferecesse a sensação de uma jantar nas nuvens. Mesmo com tantas dificuldades o hotel foi construído dentro do prazo e em 6 anos foi inaugurado.
6
Acima, uma imagem do primeiro esboço do hotel feito em 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário