sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Poluição do ar ‘fecha’ cidade chinesa com 11 milhões de habitantes

Uma nuvem de poluição sufocante que paralisou por três dias uma cidade do extremo norte da China já se dissipou, permitindo a retomada dos voos e o retorno dos estudantes às aulas.
A forte poluição, que dominou as manchetes no país e no mundo, deveu-se amplamente a sistemas de aquecimento a carvão e à queima de grandes quantidades de palha à medida que o inverno se aproxima, informaram autoridades ambientais na cidade de Harbin.
Dados de estações de monitoramento divulgados nesta semana mostraram que os níveis das partículas do ar mais nocivas, conhecidas como PM2.5, caíram para uma média de 123 microgramas por metro cúbico em Harbin.
Isso representou uma queda acentuada da marca de 1.000 microgramas por metro cúbico registrada na véspera. O padrão recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 25.
O índice geral de qualidade do ar na cidade, que tem uma população de mais de 10 milhões de habitantes, foi de 162, ou “moderadamente poluído”. Com a nuvem de poluentes de segunda-feira passada, esse número superou os 500, o índice mais alto da escala chinesa.
size_590_Uma_chinesa_caminha_com_uma_máscara_no_rosto_para_se_proteger_da_poluição_em_Harbin_no_extremo_norte_da_China
A visibilidade estava tão ruim – menos de 50 metros em algumas áreas – que dois ônibus locais se perderam por horas enquanto faziam seus trajetos regulares, segundo a imprensa local.
Autoridades recomendaram aos moradores que permanecessem em ambientes fechados e muitos daqueles que se aventuraram do lado de fora foram vistos usando máscaras para tentar bloquear partículas do ar nocivas.
Abaixo você pode conferir uma comparação de uma foto da cidade semana passada e agora:
harbin2
Deixe-nos saber nos comentários o que achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário