terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Jovem prevê o futuro a partir de algoritmos

Jovem prevê o futuro a partir de algoritmosQue a Mãe Diná que se cuide, pois a jovem cientista israelense Kira Radinsky criou um algoritmo capaz de alertar para possíveis futuros desastres, eventos geopolíticos e epidemias, a partir das informações encontradas principalmente nos arquivos do jornal New York Times.
Segundo Kira, seus algoritmos previram a primeira epidemia de cólera em Cuba em 130 anos, além da Primavera Árabe. O sistema criado por ela recolhe grande quantidade de informações eletrônicas, processando dados para extrair relações de causa e efeito que podem ser utilizadas para prever o futuro.
“Se uma enchente surge dois anos após uma seca, poucas semanas depois a probabilidade de surgir uma epidemia de cólera é enorme, principalmente em países com PIBs baixos e pouca concentração de água limpa”, disse Kira.
Kira não é qualquer uma: uma das ganhadoras da edição de 2013 do prêmio 35 inventores com menos de 35, promovido pelo MIT, que já teve entre seus ganhadores Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) e Larry Page (criador do Google). Kira começou a faculdade com 15 anos e recebeu seu Ph.D em ciência da computação aos 26.
A criação do algoritmo vem sendo desenvolvida a 6 anos, e sendo aperfeiçoado desde então. Em um estudo feito por Kira junto com Eric Horvitz, co-diretor do Laboratório de Pesquisas da Microsoft, sobre o algoritmo afirma que há um acerto de 70% a 90% em suas previsões, podendo melhorar ainda mais.
Segundo Kira, seu algoritmo previu os recentes distúrbios no Sudão, mas também preveria que o governo do país cairia, o que não aconteceu. “Ele (o algoritmo) te dá probabilidades, não certezas”, afirma. A mais recente previsão do sistema projeta o risco iminente de uma epidemia de cólera no Zimbabwe.
Atualmente, Kira realiza trabalho para outras empresas identificando clientes potenciais mais promissores.
Fonte: http://www.engenhariae.com.br/curiosidades/jovem-preve-o-futuro-partir-de-algoritmos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário