quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pai da computação recebe perdão por ter sido gay, após 59 anos de sua morte

Pai da computação recebe perdão por ter sido gay, após 59 anos de sua morte
Alan Turing, matemático e cientista da computação britânico e um dos maiores nomes na história da evolução dos computadores foi condenado à castração química por ser homossexual, em 1952. Isso pode ter sido o motivo para seu suicídio, em 1954, após consumir cianeto.
Turing foi peça fundamental na 2ª Guerra Mundial, por conseguir quebrar a criptografia da máquina Enigma, dos nazistas, e criou o ACE, um dos primeiros projetos de computador com programa armazenado.
O perdão póstumo só foi concretizado graças a uma longa campanha para limpar sua honra. Em 2009, um abaixo assinado fez com que o primeiro ministro Gordon Brown publicasse um pedido público de desculpas pela perseguição terrível.
Outra petição em 2011 não obteve sucesso, pois o político Lord McNally afirmou que um perdão póstumo não era cabível, já que ele havia sido condenado por algo que realmente era um crime previsto na legislação da época. Já em 2012, o parlamento estudou um projeto de lei perdoando Turing que chegou à segunda releitura, mas acabou sendo ultrapassada pela prerrogativa de perdão real da Rainha Elizabeth, após quase 60 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário